Equilíbrio
Representa a situação em que um corpo não apresenta nenhuma mudança no seu estado dinâmico em relação a um referencial.
Ou seja, se um corpo estiver em repouso (parado), continuará assim; ou se estiver em movimento com velocidade constante (de translação e/ou rotação), continuará com essa velocidade.
Assim, um corpo em equilíbrio só pode estar em duas situações:
2a - Equilíbrio Dinâmico (em movimento com velocidade constante):
a) Em translação com velocidade linear v constante (Movimento Uniforme).
c) Em translação e rotação com velocidades linear v e angular w constantes:
Para que um corpo esteja em equilíbrio (Estático ou Dinâmico), primeiro é preciso que a força resultante sobre ele seja nula.
Para que o corpo permaneça em equilíbrio, um torque produzido no sentido horário, deve ser cancelado por outro no sentido anti-horário.
Isso garante que ele não terá aceleração (tangencial ou centrípeta), e por isso sua velocidade linear não mudará em intensidade ou direção.
Mas o fato das forças que atuam sobre um corpo se cancelarem (FR=0) não garante que elas não possam provocar rotação ou, modificar a rotação, caso já tenha.
Quando uma força atua sobre um corpo, ela pode provocar um efeito de rotação em torno de um eixo, em sentido horário ou anti-horário. Esse efeito é chamado de torque.
A soma vetorial de todos os torques produzidos pelas forças que atuam sobre o corpo é chamada de torque resultante (tR). O torque resultante deve ser nulo para não interferir na rotação.
Assim, as duas condições para que um corpo esteja em equilíbrio, são as seguintes:
Vamos analisar algumas questões que envolvam essas condições?